1 de maio de 2010

pastelaria...

na esquina da minha casa tem uma pastelaria. e o que se encontra lá são pastéis bem recheados, de 30, 20 e 15 cm. e quando eu digo bem recheados eu quero dizer beeeeeem recheados. são deliciosos, grandes e equivalem a uma refeição. fato.

esses dias resolvi jantar lá com meu filho, que é uma criança saudável e meio chatinho pra comer. sentamos do lado de fora e na mesa do lado tinha uma família de 3 pessoas. um pai magro e alto de uns 50 anos, uma mãe alta e bastante gordinha de uns 45 e uma guria bem gordinha e grande, de uns 11 anos no máximo. mas ja usava sutiã e aparentava ter uns 15 (não pela maturidade, mas sim pelo tamanho).

da minha mesa eu reparava nessa família. e não tinha como não reparar. a menina era realmente mimada e sem educação (nessas horas eu vejo o quão educado meu filho é). ela comia o pastel com a mão, mas puxando bem pra cima e depois bem pra baixo, quase encostando no chão, pra partir o queijo. e enfiava na boca e comia mastigando de boca aberta. falavam alto. a família toda. a mãe e a filha eram gordinhas, beirando a obesidade. cada um comeu um pastel e a guria pediu mais um, pra completar 60 cm.

no segundo pastel ela fazia a mesma coisa. e eu chata não me aguentava e falava pro meu filho:
-come direito, mastiga bastante, não limpa a boca com a mão.

meu filho comeu um de frango e eu pedi um de chocolate com morango. bem doce e recheado. e a menina ficou de olho no meu pastel. e eu disse pro meu filho:
-quer dividir comigo, mamãe tá gordinha, não pode comer todo.

a mãe da menina, que também ficou de olho no meu pastel pediu um doce de banana com chocolate. e na espera pra chegar a guria terminou o segundo dela e começou um diálogo com o pai.
-pai, se eu comer uma bisnaguinha no café da manhã, na hora do intervalo eu já to com muita fome, mas se eu comer 4 eu vou ter menos fome.
-não minha filha, eu aposto com você que vc vai comer o mesmo tanto de lanche na hora do intervalo. com uma ou quatro bisnaguinhas de café da manhã.

e levantou e disse:
-pai, posso comer um picolé agora?
-pode filha.

e foram e pegaram um picolé. nisso o pastel doce da mãe dela chegou e ela, mãe, posso experimentar? pode filha, disse a mãe. e a menina comeu metade do pastel doce, misturando com o picolé de leite condensado.

nada contra comer doce. eu mesma estou acima do meu peso e como doce. mas a guria tá crescendo e tá deformada de tão gorda. e não é problema de saúde, com certeza não. é gula. e falta de educação, porque os pais permitem.

muitas crianças já crescem gordas e quando bebês fofinhos e redondos, os outros acham lindo. mas pra mim, bebê cheio de dobra é bebê não saudável. e vão crescendo assim e continuando gordinhos. aí são discriminados por suas formas na escola, e comem mais pra curar a dor de ser excluído. e são mais excluídos. e comem mais e assim por diante.

a culpa é dos pais. claro que algumas crianças são precocemente gordas por distúrbos, mas a maioria das crianças dessa geração que são gordinhas, são assim porque comem demais. na minha época, refrigerante só de fim de semana. e beterraba tinha que comer, gostando ou não, porque era saudável. e eu comia doce também, chiclete, bombom. mas com limite. e não era gordinha. era seca e saudável. e comia doce.

não sou preconceituosa com gordinhos, eu já disse que to acima do meu peso (e não gosto dessa situação), mas eu tenho 28 anos e fiquei realmente gordinha depois de ter filho.

muitas vezes ouvi as pessoas dizerem que meu filho tava magrinho demais. tava nada, sempre teve o peso ideal pra sua idade, mas a outras crianças na sua maioria eram mais cheinhas. mas ele que tava magro demais e não as outras crianças gordinhas além do limite.

o mundo está de cabeça pra baixo. vamos cuidar dessas crianças, não dá pra deixar elas serem gordinhas tão pequenas. vão crescer se sentindo mal e cheias de problemas de saúde que aparecerão precocemente, como hipertensão, diabetes, distúrbios de tireóide e outras coisas mais. a culpa é dos pais. olhem mais pra a alimentação dessas crianças. uma guria de 11 anos não pode comer dois pastéis de 30cm, um picolé de leite condensado e metade de um pastel doce de banana e chocolate, de 20 cm. só aí foram 70 cm de pastél e quantas calorias? 2000?

saúde pra essa geração de crianças, não reparação na sua juventude. o tempo corre e depois é mais difícil corrigir os erros.

...

enfim, só um desabafo.

Um comentário:

paulinha barreto disse...

hahaha!
Marina, né?
:)
quando li o recado e entrei aqui, fiquei me perguntando quem era, tentando reconhecer com as poucas informações que achei no blog e no perfil, até que vi um pedaço da sua foto, depois fotinhos de Theo, e tudo se encaixou. rs

claro que lembro!
vamos marcar sim esse "um chopps e dois pastel"... só precisa escolher o dia e o lugar :)


ah, quanto ao texto: super válido seu desabafo. nesse caso foi a alimentação, mas a gente vê a permissividade (essa palavra existe? rs) excessiva de muitos pais em tantos outros aspectos da educação, né? dá pena tanto das crianças quanto da gente que vai conviver com os futuros motoristas irresponsáveis, políticos corruptos e gente mal-educada de todo o tipo no futuro.